ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 Maio 2015
26 Março 2015
25 Março 2015
24 Março 2015
24 Março 2015

Transplante com fígado dividido

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O transplante de fígado possui diversas modalidades de realização e variações em sua técnica, sendo que cada uma delas pode ser adotada em situações específicas, devido a características de cada paciente.

O termo "split liver", significa literalmente fígado dividido. O fígado, em virtude de suas características anatômicas, pode ser dividido no meio, em um lado direito e esquerdo, dessa maneira, a medicina pode possibilitar que cada um desses lados possa ser utilizado, "transformando" um órgão em dois.

Figura: o fígado doado por um paciente em morte encefálica, é dividido cirurgicamente em dois, no lado esquerdo (flecha azul) e no lado direito (flecha vermelha). Isso resulta na possibilidade de beneficiar dois pacientes com um único órgão.

 Entretanto, nem sempre esse procedimento pode ser realizado. Isso decorre do fato que um certo volume de fígado deve ser usado para cada paciente. Isso mesmo, a pessoa que vai receber o órgão precisa receber uma certa quantidade de tecido hepático, que seja suficiente para a realização de suas funções vitais.

Essa quantidade é baseada no peso corporal da pessoa, normalmente essa relação é de 1%, ou seja, uma pessoa de 80kg deve receber um órgão que pese pelo menos 800 gramas.

Levando essa questão em consideração, em conjunto com questões logísticas, técnicas e de experiência da equipe, o transplante com fígado dividido pode ser utilizado em algumas situações. A situação mais comum é quando o fígado é dividido e uma criança recebe o lado esquerdo (de menor tamanho) e uma pessoa adulta recebe o lado direito (de maior tamanho). Em situações muito mais específicas, existe a possibilidade de se dividir um fígado é transplantá-lo em dois adultos.

Essa técnica de divisão do fígado surgiu, e é realizada, com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos pacientes que precisam receber um fígado novo. A lista de espera por um órgão vem crescendo cada vez mais, consequentemente ocasionando um aumento na mortalidade dos pacientes que estão esperando pelo transplante.

O fígado dívidido, o "split liver", não é a solução para a falta de órgãos para transplante, mais é uma importante ferramenta que os médicos podem utilizar para diminuir o tempo de espera dos pacientes que necessitam tanto de um transplante.

Essas informações não possuem a intenção de substituir atendimento médico. Você não deve utilizar essas informações para diagnosticar ou planejar um tratamento para um problema de saúde sem consultar um médico. Se você está em alguma situação que coloque em risco sua saúde ou de emergência, procure ajuda médica.

Doe órgãos.

Essas pessoas foram transplantadas e
receberam uma nova oportunidade.
Saiba mais.

NOSSO ENDEREÇO

Voluntários da Pátria 475, cj 905a

80020-926

Curitiba - Paraná

Brasil

NOSSO CONTATO

(41) 32232219

As informações contidas nesse website têm a intenção de auxiliar, ao invés de substituir,as consultas com um profissional de saúde.

Seja um Amigo ICF Pessoa Física

Seja um Amigo ICF Pessoa Jurídica

©2021 ICF - Instituto para Cuidado do Fígado. All Rights Reserved. Usando Joomla! - www.zevicente.com.br

Please publish modules in offcanvas position.