ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 Maio 2015
26 Março 2015
25 Março 2015
24 Março 2015
24 Março 2015

Encefalopatia hepática

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A encefalopatia hepática é uma estado de alteração da função do sistema nervoso central resultante da incapacidade do fígado de detoxificar substâncias nocivas originárias do intestino, seja por uma disfunção do funcionamento do fígado ou por shunts (desvios) porto-sistêmicos. Esses shunts ocorrem por alteração da arquitetura do fluxo de sangue no interior do órgão, em consequência o sangue não passa pelo órgão, que possui importante função de filtro de impurezas.

Inúmeros fatores estão envolvidos na origem desses sintomas como o acúmulo de amônia, produção de falsos neutrotransmissores, sensibilidade aumentada do sistema nervoso central, aumento dos níveis circulantes de benzodiazepínicos endógenos, diminuição da atividade de enzimas do ciclo da uréia, entre outros. 

A própria progressão da disfunção do órgão pode desencadear os primeiros sintomas, que variam desde alterações do ciclo sono-vigília, asterixis (flapping), tremores, disartria, delírio, tontura e até o coma. Inúmeros fatores podem precipitar uma crise, como sangramento do aparelho digestivo, constipação, distúrbios do potássio, desidratação, uso de medicamentos que agem no sistema nervoso central e infecção.

O tratamento envolve a identificação e correção do agente causal e redução dos agentes tóxicos da corrente sanguínea, o que pode envolver o uso de lactulose (um tipo de açúcar não absorvível), lavagem intestinal e de antibióticos.

O primeiro evento de encefalopatia é considerado um evento cardinal da progressão da doença do fígado, e após o primeiro episódio a avaliação para um eventual transplante de fígado é mandatória.

 

Essas informações não possuem a intenção de substituir atendimento médico. Você não deve utilizar essas informações para diagnosticar ou planejar um tratamento para um problema de saúde sem consultar um médico. Se você está em alguma situação que coloque em risco sua saúde ou de emergência, procure ajuda médica.

Doe órgãos.

Essas pessoas foram transplantadas e
receberam uma nova oportunidade.
Saiba mais.

NOSSO ENDEREÇO

Voluntários da Pátria 475, cj 905a

80020-926

Curitiba - Paraná

Brasil

NOSSO CONTATO

(41) 32232219

As informações contidas nesse website têm a intenção de auxiliar, ao invés de substituir,as consultas com um profissional de saúde.

Seja um Amigo ICF Pessoa Física

Seja um Amigo ICF Pessoa Jurídica

©2019 ICF - Instituto para Cuidado do Fígado. All Rights Reserved. Usando Joomla! - www.zevicente.com.br

Please publish modules in offcanvas position.