ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 Maio 2015
26 Março 2015
25 Março 2015
24 Março 2015
24 Março 2015

Adenoma hepatocelular

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O adenoma hepatocelular é um tumor hepático raro, fortemente ligado ao uso de esteroides contraceptivos, seja os derivados de estrogênio ou de progesterona. Ocorre predominantemente em mulheres jovens, obesas e em uso de anticoncepcionais hormonais orais (ACHO). O crescimento dos adenomas parece ser hormônio dependente, com evidências de crescimento durante a gravidez e regressão após a suspensão dos ACHO.

De maneira geral não produz sintomas, sendo descoberto em exames de imagem de rotina ou realizados por outras queixas. Dor localizada no hipocôndrio direito ou epigástrio é queixa de 25% dos pacientes. A dor pode iniciar ou se tornar pior após o sangramento ou necrose do tumor. A apresentação mais dramática do adenoma hepatocelular é o hemoperitônio, que é o sangramento livre para a cavidade abdominal. Esse tipo de complicação é mais comum nos tumores subcapsulares e associados ao uso de anticoncepcionais.

O diagnóstico é dado na maioria das vezes através de um exame de ressonância nuclear magnética de boa qualidade interpretado por um médico experiente.

Em homens o adenoma hepatocelular deve ser ressecado independente do tamanho, já em mulheres a ressecção geralmente é indicada para tumores >5cm após a suspensão do anticoncepcional. Mulheres com adenoma único ou múltiplos < 5cm podem ser seguidas com exames de ressonância periódicos, já que a maioria desses tumores se manterão estáveis ou até reduzirão de tamanho. Gravidez não é contra-indicada, mas requer acompanhamento periódico.

 

Essas informações não possuem a intenção de substituir atendimento médico. Você não deve utilizar essas informações para diagnosticar ou planejar um tratamento para um problema de saúde sem consultar um médico. Se você está em alguma situação que coloque em risco sua saúde ou de emergência, procure ajuda médica.

Doe órgãos.

Essas pessoas foram transplantadas e
receberam uma nova oportunidade.
Saiba mais.

NOSSO ENDEREÇO

Voluntários da Pátria 475, cj 905a

80020-926

Curitiba - Paraná

Brasil

NOSSO CONTATO

(41) 32232219

As informações contidas nesse website têm a intenção de auxiliar, ao invés de substituir,as consultas com um profissional de saúde.

Seja um Amigo ICF Pessoa Física

Seja um Amigo ICF Pessoa Jurídica

©2021 ICF - Instituto para Cuidado do Fígado. All Rights Reserved. Usando Joomla! - www.zevicente.com.br

Please publish modules in offcanvas position.