Doar órgãos é um gesto de amor

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Anualmente na última semana de setembro acontece a campanha nacional de doadores de órgãos e tecidos. A campanha tem como objetivo procurar conscientizar e população a respeito da importância do tema.

A maior parte das doações de órgãos acontece nos pacientes que estão em morte encefálica, que é uma parada irreversível das funções do encéfalo, que coordena todas as funções vitais. Quando os médicos suspeitam desse tipo de acontecimento, uma série de exames clínicos e de imagem são realizados, o dito "protocolo de morte encefálica", para confirmação do diagnóstico.

Se o diagnóstico é confirmado, o paciente é considerado morto, pois a situação é irreversível, mesmo que ainda o paciente esteja com batimentos cardíacos. A situação de morte encefálica é de difícil entendimento para a família em um momento de grande estresse gerado pela morte do familiar. Tal acontecimento muitas vezes é confundida com o "coma", situação inteiramente diferente, em que existe a possibilidade de recuperação do paciente.

Uma vez feito o diagnóstico, a família é abordada para a solicitação de autorização de disponibilização dos órgãos para transplante. É nesse momento de extremo sofrimento que por muitas vezes muitos doadores não são utilizados. Por inúmeras razões, 47% das famílias (dados ABTO - Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) se recusam a autorizar a doação.

Os motivos da recusa são inúmeros, alegar falta de solidariedade nos parece o menor deles, mas com certeza eventos educativos são um dos caminhos para reduzir esse percentual de negativas de autorização.

O Instituto para Cuidado do Fígado permanentemente procura divulgar a importância da doação de órgãos para a comunidade, focando a conscientização da população. Anualmente no dia 27 de setembro - Dia Nacional da Doação de Órgãos - atividades são desenvolvidas em todo o país, capitaneadas por inúmeras entidades envolvidas nesse tema. Para auxiliar nos eventos de conscientização, a semana que inclui o Dia Nacional de Doação de Órgãos se torna a "Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos". Para liderar as atividades do ICF, desenvolvemos um tema específico e norteamos nossa campanha com o tema: " Doar órgãos é um gesto de amor".

Em 2016, o ICF participou de 24 a 27/09/16 da Semana Nacional de Doação de Órgãos no Paraná. A iniciativa buscou conscientizar a sociedade da importância de doar órgãos e reduzir a fila de espera por um transplante. O ICF realizou várias ações para demonstrar a importância da doação de órgãos: Médicos e voluntários, estiveram no Parque Barigüi, para orientar a população; pacientes transplantados realizaram uma caminhada no Parque, agradecendo o órgão recebido pela sociedade, ou seja, uma nova chance de viver. O Vídeo da Campanha, criada com o apoio da Milk Films e com a participação especial do ator Théo Medon, foi amplamente divulgado nas mídias sociais. Bares, Restaurantes e Academias de Curitiba, vestiram a Camiseta da Campanha para conscientizar a população.

Confira o vídeo.

Doe órgãos.

Essas pessoas foram transplantadas e
receberam uma nova oportunidade.
Saiba mais.

NOSSO ENDEREÇO

Voluntários da Pátria 475, cj 905a

80020-926

Curitiba - Paraná

Brasil

NOSSO CONTATO

(41) 32232219

As informações contidas nesse website têm a intenção de auxiliar, ao invés de substituir,as consultas com um profissional de saúde.

Seja um Amigo ICF Pessoa Física

Seja um Amigo ICF Pessoa Jurídica

©2021 ICF - Instituto para Cuidado do Fígado. All Rights Reserved. Usando Joomla! - www.zevicente.com.br

Please publish modules in offcanvas position.